A Black Friday está ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro e segundo dados da Ebit, em 2017, o faturamento foi R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, uma alta de 10,3% em relação à 2016. O crescimento é resultado de vários fatores, mas principalmente do investimento em tecnologia para suportar os picos de acessos e foi exatamente isso que a Printi, gráfica online, fez.

Em parceria com a Rivendel, empresa especialista em Transformação Digital, Cloud & DevOps e Data Analytics, adquirida pela Mandic Cloud Solutions, em fevereiro desse ano, a Printi modernizou sua infraestrutura tecnológica e aumentou quatro vezes a taxa de conversão durante última Black Friday. Fundada em 2012, a empresa possui um modelo de negócios disruptivo e tem na tecnologia o seu diferencial competitivo, já que todas as máquinas de impressão estão conectadas à Internet e a rede também é o seu principal canal de vendas. Na loja online, o próprio cliente customiza seu pedido – entre os itens estão, cartão de visita, caneta e camiseta – que é enviado automaticamente para a impressora, sem interação humana.

Sem ambiente escalável e em situações com um grande número de visitas, o ambiente corria risco de indisponibilidade, podendo afetar também os processos de impressão.Para melhorar a eficiência, a empresa contratou a Mandic Cloud para fazer a migração do seu ambiente para a Nuvem da Amazon Web Services (AWS). A estabilidade conquistada com o projeto evitou que o e-commerce da Printi ficasse fora do ar durante uma das mais importantes datas para o varejo, em termos de vendas. Além disso, a rapidez de resposta do portal, deixou a navegação mais fluída e consequentemente, mais negócios foram fechados.

A Print, que faturou mais de R$ 100 milhões em 2017, planeja dobrar a receita esse ano e passar dos R$ 200 milhões. “A parceria com a Mandic Cloud e Rivendel nos mostrou que poderíamos evoluir a infraestrutura de TI, incluindo o nosso e-commerce. E como estamos em processo de expansão no Brasil e nos Estados Unidos, contar uma plataforma estável e escalável é essencial para termos uma base sólida que sustente esse plano de crescimento. Muito mais que parceiros de tecnologia, os profissionais são nossos consultores de negócios”, afirma Fábio Costa, líder de tecnologia e desenvolvimento da Printi.

O projeto de migração durou três meses e terminou em setembro do ano passado, a tempo de entregar uma estrutura totalmente estável para a Black Friday. A primeira etapa foi focada na análise do ambiente, seu funcionamento e capacidade de acesso e, a partir disso, foi desenvolvida uma arquitetura que permite que novas aplicações sejam colocadas em um servidor também novo e não mais nos que já existem. Além de conseguir uma performance sólida, a Printi também obteve uma significativa redução de custos. A Mandic Cloud optou por manter o funcionamento do ambiente em nuvem na AWS, na região de São Paulo, porém criou uma nova estrutura na região da Virgínia, nos Estados Unidos. Tudo isso, levando em consideração a escalabilidade e segurança.

A adoção de novas aplicações também foi otimizada. Hoje, em cerca de 20 minutos, é possível ter uma máquina virtual operando. Para o futuro, está prevista uma nova arquitetura para o sistema interno, que vai melhorar gestão da produção e gerar mais negócios. Além disso, a Printi tem uma demanda sazonal e em alguns períodos do ano, como em janeiro, por exemplo, os pedidos de produtos gráficos via empresas sobe consideravelmente. Esses aumentos exigem que a performance da plataforma seja elástica, aumentando e diminuindo a capacidade de processamento conforme os acessos – essa dinâmica reflete diretamente nos custos, porque tudo é cobrado por máquinas em operação.

Disponível em: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=48704&sid=97

Outros links:

https://www.baguete.com.br/noticias/21/08/2018/printi-migra-para-aws-com-mandic

http://tiinside.com.br/tiinside/webinside/21/08/2018/printi-aumenta-taxa-de-conversacao-em-seu-e-commerce-com-migracao-tecnologica/

https://www.segs.com.br/info-ti/131273-printi-aumenta-taxa-de-conversacao-em-seu-e-commerce-com-migracao-tecnologica