Para engajar a equipe é importante saber quais são os fatores que os motivam
Um dos maiores desafios dos gestores é incentivar a equipe para que o trabalho seja produtivo, e a dificuldade aumenta ainda mais em tempos de crise econômica ou momentos críticos dentro de uma organização. Um dos principais pilares de uma empresa responsável por trazer receitas, por exemplo, a equipe de vendas, deve ser o foco das ações para que os negócios passem por esse cenário sem sair prejudicada. Mesmo com essa preocupação, algumas empresas encontraram oportunidades para se manterem firme e até crescerem nesse momento de crise.
Mas qual seria o segredo? De acordo com José Henrique Bermejo, diretor Nacional de Vendas da Mandic Cloud Solutions – que cresceu 30% no último ano e projeta elevação para 2016 –, a estratégia macro parece simples: olhar as oportunidades do mercado e montar uma equipe capaz de atender essas demandas. “O equilíbrio entre esses dois fatores faz com que o time de vendas esteja apto a alcançar as metas propostas, porém, é preciso um trabalho minucioso para chegar nesse nível de trabalho. Quanto mais experiência de gestão e conhecimento do mercado, melhor o gestor e a equipe sairão”, conclui o executivo.
Veja abaixo algumas dicas para motivar a equipe:
Definir foco de atuação e estratégia do trabalho
Em tempos de crise econômica, novas oportunidades de mercado surgem com novas maneiras de se fazer negócio. É preciso estar antenado para analisar qual a melhor forma de se manter ou se inserir nesse novo cenário.
A partir das oportunidades detectadas, é necessário criar uma estratégia de trabalho para abordar e gerenciar as possibilidades. Apesar das oportunidades existirem, o receio de realizar novos negócios em tempos de crise é grande, por isso, mostrar conhecimento e capacidade é essencial para ganhar confiança do cliente em potencial.
Montar o processo e escolher os talentos para cada trabalho
Após ter a estratégia de mercado bem definida, é importante definir o passo a passo para alcançar as metas. Bermejo criou um processo de gestão que separa a venda em 4 fases, a primeira para prospecção feita pela área comercial e suportada pelas ações de marketing para geração de leads; a segunda é a investigação, para que o vendedor se encontre com o cliente para conhecer suas demandas e como atendê-las, sendo suportado pela arquitetura de projetos; na terceira vem a negociação, crucial para conseguir uma boa margem; e por vem o relacionamento, onde a equipe comercial utiliza ferramentas internas para classificar e gerenciar o relacionamento e satisfação do cliente, garantindo que este esteja satisfeito e tenha o suporte necessário para crescer.
Dividir o trabalho em etapas e contar com especialistas para cada uma faz com que o cliente tenha um atendimento diferenciado em todo o processo, essencial para a conquista de novos clientes e aumento de receita na carteira de atual. Para obter sucesso, é importante analisar o potencial de cada vendedor e colocá-lo na etapa que mais se identifica
Conhecer e gerenciar a equipe
Para engajar a equipe é importante saber quais são os fatores que os motivam. Nem todos são incentivados por números, e apesar das metas serem cruciais para os negócios, essa não precisa ser a única estratégia. Montar um time com boa energia, com foco, bem alinhado e treinado, detalhando cada fase das vendas, faz com que os números venham como consequência. Com muito investimento e preparo, a estratégia e motivação da equipe faz com que o trabalho resulte em vendas.
Identificar o perfil dos profissionais e encaixá-los no lugar certo faz com que o trabalho seja mais bem feito, explorando ao máximo a capacidade individual de cada um para cada fase do processo de vendas. Com o time capacitado e uma boa estratégia em mãos, os resultados logo aparecerão.
Motivação e energia
Foco e oportunidade de mercado não são suficientes se a equipe não estiver motivada. Uma boa estrutura de negócio ajuda a equipe a ver que o trabalho estruturado gerará resultados, mas o mais importante é energia de cada um dentro da equipe.
Na área de vendas, os funcionários precisam acordar motivados para vender. É essencial que o gestor trabalhe a questão emocional do time para que estes passem para seus interlocutores toda a capacidade da empresa e o desejo de fazer sempre o melhor trabalho.
De acordo com Bermejo, o grande sucesso da Mandic Cloud Solutions ocorreu pois encontraram um mercado foco, montaram uma estratégia de atuação e possuem uma equipe de especialistas para atuar nesse mercado. “Temos um time excelente. Mesmo com um cenário desanimador se mostram motivados para alcançar novas conquistas. Essa característica resultou no crescimento que a empresa teve no último ano, deixando-os ainda mais empolgados para esse ano”, conclui.
Fonte: Mundo RH